Entrar numa nova empresa é sempre um desafio – não conhecemos a empresa, nem as pessoas que lá trabalham, e precisamos de nos ajustar a uma nova cultura de trabalho. Por isso, nos últimos anos, muitas empresas têm implementado o sistema de "work buddy" – atribuindo a um colaborador da empresa a responsabilidade de orientar os novos membros da equipa.
Este "buddy" ajuda o novo colaborador a ajustar-se ao seu novo emprego e a compreender melhor o ambiente de trabalho. Aqui estão 5 pontos-chave sobre como o sistema de "work buddy" pode facilitar o processo de onboarding:
Em conclusão, o sistema de "work buddy" é uma estratégia eficaz para aliviar o stress de entrar numa nova empresa. Ao dar orientação e apoio, um "buddy" ajuda os novos colaboradores a adaptarem-se de forma mais rápida e confortável, promovendo uma transição mais suave para o novo ambiente de trabalho. Esta abordagem beneficia não só o novo membro da equipa, mas também contribui para uma cultura organizacional mais coesa e solidária.
por Rute Gomes, People & Culture Management na Luza