Equipa 03 fevereiro 2023

Entrevista com Andreia Lopes

...

Hoje é dia de conhecer melhor a Andreia Lopes, Modern Workplace Specialist na Luza :-)

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

Fui gentilmente convidada pela Rita, uma das Managing Partners da Luza e ex-colega minha, para conhecer o seu novo e empolgante projeto. Numa conversa, fiquei completamente rendida.

A Luza surgiu numa altura em que me sentia presa à função que ocupava e “aborrecida” com o tipo de projetos atribuídos. Chega um ponto na carreira em que parece que estamos sempre a fazer a mesma coisa e, por mais que tentemos evoluir como profissionais, simplesmente não existem oportunidades que permitam transformar o conhecimento em experiência.

A Luza destaca-se como empresa cuja missão está centrada nos seus colaboradores, em ajudar a alcançarmos os nossos objetivos, a sermos a melhor versão de nós próprios. Esforçam-se e procuram as oportunidades e/ou recursos para permitir que cumpramos os nossos objetivos profissionais e pessoais. Uma das primeiras perguntas que me fizeram foi “O que queres alcançar no futuro próximo?” seguida prontamente por um “Vamos ajudar-te”. Na Luza, sinto-me mais do que um número ou um recurso.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

Existem algumas razões pelas quais valorizo e tenho orgulho de fazer parte da Luza.

Como mencionei antes, a Luza trabalha para garantir que atinjamos os nossos próprios objetivos e que criemos o espaço, a oportunidade, e/ou fornece os recursos para que o façamos. A Luza acredita que pessoas felizes fazem uma empresa feliz. Se estamos contentes e nos sentimos valorizados na função, se temos a oportunidade de crescer e de seguir a carreira que criámos para nós, com certeza produziremos mais e com mais entusiasmo.

A Luza tem uma energia incrível trazida pelos Managing Partners, Rita e Nelson. É mesmo contagiosa. Não há nuvens cinzentas a pairar sobre a Luza!

Com a Luza também nos sentimos motivados e com um papel fundamental no crescimento da equipa e da empresa. A nossa opinião é ouvida e (mais importante) solicitada, não importa a posição ou função que tenhamos.

A Luza também tem um ecossistema bastante notável, permitindo que não apenas trabalhemos com a nossa equipa, mas também com os colegas de empresas irmãs, aprendendo com pessoas de diferentes formações e experiências.

Espero poder contribuir para o crescimento da equipa e da empresa não só com ideias e conhecimento em tecnologias Microsoft, mas também com as minhas “soft skills”.

Acredito que sou uma jogadora de equipa, empurrando a mim mesma e aos outros para serem o melhor possível. Considero o ato de partilhar conhecimento uma parte importante para o crescimento de qualquer equipa. Acredito que ser paciente e compreensivo e ter apoio mesmo em momentos mais difíceis é fundamental para o sentimento de pertença. As equipas também se ajudam. Não sabes alguma coisa ou estás a ter dificuldade com determinado assunto ou tarefa? Então deixa-me pegar numa cadeira e vamos descobrir juntos! As equipas devem ser unidas e permitir o crescimento como pessoas, tanto profissional como pessoalmente. Se cresci ao longo dos anos, com certeza devo isso às equipas incríveis das quais tive a honra de fazer parte.

Também me considero autónoma e pró-ativa. A Cloud era completamente nova para mim quando comecei. Tive de fazer muita pesquisa e muita tentativa/erro. E trago esse hábito comigo até hoje. Não deixo que não saber me impeça de tentar. Se não souber determinado tópico, funcionalidade ou processo, descobrirei! Seja pesquisando, testando ou perguntando. Esta minha qualidade também deu a ex-colegas a confiança para me atribuírem projetos e tarefas, mesmo aqueles aparentemente difíceis ou complexos, sabendo que posso lidar com qualquer desafio que me seja lançado.

Acredito igualmente que, como jovem, posso trazer novas ideias para a mesa, com base nas experiências de trabalho anteriores, em que, como júnior ou alguém que está a iniciar a sua carreira, teria beneficiado de algumas delas, por ex., estruturas e fluxos intuitivos, processos automatizados, bases de conhecimento dedicadas e continuamente atualizadas com dicas e boas práticas, workshops e participação em eventos nacionais e internacionais, etc.

Uma última qualidade que também pode contribuir para o crescimento da Luza é que sou uma pessoa que adora pessoas. Sou empática, acolhedora e atenta ao mínimo detalhe (tanto no meu trabalho como com os clientes). Sou capaz de construir relações saudáveis e fortes com os clientes, fazendo com que se sintam importantes, ouvidos e seguros. As conexões que crio permitem não apenas que o cliente me veja como profissional confiável, mas também que se sinta confortável e inclinado a avançar para outros projetos e nos considere um parceiro de confiança para apoiar a sua transformação digital.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

Amo o trabalho remoto! Trabalho remotamente desde o início da pandemia de Covid-19 e posso
dizer com toda a certeza que foi a melhor coisa a sair dela.

O trabalho remoto traz um equilíbrio que era muito necessário, principalmente em Portugal. Com ele, a flexibilidade torna-se possível. Podemos finalmente ter tempo para a família, para nós próprios e para a lida doméstica e aproveitar bem a nossa casa.

Já não é necessário suportar o transito interminável ou as deslocações demoradas, estar à frente do computador 8 horas seguidas, “encontrar trabalho” em cada canto e recanto para manter as aparências no escritório, viajar constantemente para reuniões presenciais (que provavelmente duram, no máximo, uma hora) ou chegar a casa na hora do jantar e passar uma ou duas horas com a família.

Com o trabalho remoto, não apenas podemos ter mais tempo para nós e para os outros, mas também aliviamos muito a pressão e o stress do dia-a-dia. Por termos a liberdade de fazermos o nosso próprio horário, sentimo-nos mais produtivos e organizamos melhor o tempo. Também não há pressão de olhares maliciosos, sentimo-nos mais relaxados para concluirmos as nossas tarefas. Podemos acordar mais tarde ou aproveitar um pouco desse tempo antes do trabalho para nos dedicarmos a nós próprios (por exemplo, ir ao ginásio ou correr, tomar um café ou apenas respirar a brisa da manhã).

O trabalho remoto também amplia o leque de contratações. Antes, ficava restrito às empresas das proximidades, o que, principalmente para quem mora no interior e sul de Portugal, reduzia muito as oportunidades, pois a maioria das empresas tem sede em cidades populosas como Lisboa e Porto. Com o trabalho remoto, todos se podem candidatar, pois o único requisito para cumprir o trabalho é ter um computador e uma conexão à internet. Isto também permite que as equipas sejam mais diversificadas e reúnam diferentes origens e experiências, enriquecendo as suas capacidades.

Quais as tuas principais funções e competências?

Atualmente trabalho na Luza como Especialista em Modern Workplace e sou responsável pela unidade de Modern Workplace.

Como o nome indica, sou especialista em tecnologias e serviços Microsoft 365, principalmente em Modern Workplace, portanto, tudo o que tenha a ver com transformar digitalmente não apenas a empresa de um cliente, mas também as suas estações de trabalho, garantindo que sejam seguras e em conformidade, além de permitir que os utilizadores sejam produtivos e colaborativos. Dedico-me a ajudar os clientes na adoção e implementação do rico e diversificado portfólio do Microsoft 365. Também é minha função gerir, desenvolver e ajudar a evoluir a minha unidade, garantindo que as melhores ferramentas e recursos sejam fornecidos, para que todos possam cumprir o seu trabalho da melhor maneira possível.

Tenho experiência nas áreas de Identidade, Segurança e Compliance, Colaboração, Gestão de Dispositivos, Adoção e Migração, tendo trabalhado com serviços como Microsoft Intune e Windows Autopilot, Azure Active Directory e Identity Management, Microsoft Defender, SharePoint, Teams, OneDrive, Exchange Online, Microsoft Information Protection, Insider Risk Management, Communication Compliance, entre outros. Também tenho competências em scripts do PowerShell e experiência em trabalhar com o BitTitan como ferramenta de migração.

Além de Microsoft, também tenho amplo conhecimento em desenvolvimento web e mobile, design e usabilidade.

Em que projeto estás envolvida e o que fazes?

De momento, estou envolvida num projeto interno com o Cronos Group. Neste caso, uma migração Yammer para Yammer. O objetivo é consolidar as redes Yammer das empresas do Grupo com as do próprio Cronos Group (rede primária), que podem ou não estar ativas e com conteúdos. Após uma análise minuciosa, devemos garantir uma migração bem-sucedida e o upload de todos os dados necessários. Neste projeto, atuo como parceiro Microsoft com o Yammer e com o conhecimento de migração necessário para assessorar e executar este projeto em conjunto com a área de TI do Cronos Group.

Como foi o processo de integração na Luza?

O processo de integração correu muito bem! A Rita e o Nelson foram muito acolhedores e ajudaram-me em cada passo, mantendo-me constantemente atualizada sobre o andamento das tarefas, sobre o que precisava de ser feito e sobre o que esperar. Tinha o computador pronto e enviado no meu primeiro dia de trabalho e todos os itens extras que precisava foram entregues para que pudesse realizar o meu trabalho com eficiência. Além da reunião de boas-vindas com os dois Managing Partners, recebi e-mails sobre as tarefas que precisavam de ser feitas, como preencher as informações na nossa plataforma de RH, como criar um currículo Luza, workshops e módulos que precisava de concluir, entre outros. Senti-me completamente em casa na Luza – mesmo a trabalhar remotamente!

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Vivo em Viseu, perto do politécnico. É uma cidade pitoresca com um bom equilíbrio entre a vida no campo e na cidade. No meu tempo livre, frequento o ginásio 3 a 4 vezes por semana, passo tempo com a família e amigos, organizo jantares e vejo televisão ou vou ao cinema. Também gosto de ler e de escrever as minhas próprias histórias. Adoraria publicar um livro um dia! Com mais tempo, gosto de explorar o que está fora da minha cidade e experimentar coisas novas. Neste verão, por exemplo, fiz arborismo e rapel.

Além de querer publicar o meu próprio livro, outra curiosidade sobre mim é que morei cerca de 12 anos em Inglaterra. No noroeste de Londres, mais precisamente. Emigrei para lá com cerca de 1 ano e meio e regressei a Portugal pouco depois dos meus 14 anos. Frequentei a escola inglesa e considero o inglês a minha língua materna e não o português, que aprendi com os meus pais em casa e também através dos velhos livros escolares dos meus primos que traziam todas as férias. Hoje falo fluentemente os dois idiomas e espero aprender outros, inclusive lembrar-me da maior parte do alemão que aprendi no 5º e 6º ano e que infelizmente esqueci.

O que esperas do futuro?

Espero e trabalharei para tornar a Luza numa futura referência no mercado Microsoft e na consultoria, conhecida nacional e internacionalmente. Pode ser ambicioso e não deverá acontecer nos próximos 5 ou talvez 10 anos, mas acredito que a Luza tem potencial, mentalidade e pessoas para ajudá-la a crescer e tornar-se numa empresa incrível e digna de se trabalhar.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Sim, e acho que tudo o que disse antes prova isso mesmo.

A Luza é uma empresa que quer fazer as suas pessoas felizes e trabalha para isso, seja pela energia que transmite, pelos recursos e oportunidades que oferece, pela preocupação que tem em ajudar a atingir os nossos objetivos e metas, ou pelo sentimento de que somos mais do que apenas um colaborador (ou pior, um número). Mesmo na altura da contratação, fica claro que as necessidades, metas e expectativas são ouvidas. A Luza pretende proporcionar as melhores condições e recursos, tudo para que nos sintamos felizes, valorizados e motivados para trabalhar e crescer.