Equipa 11 julho 2024

Entrevista com Fernando Costa

...

Convidamos a conhecer melhor o Fernando Costa, um dos nossos fantásticos Consultores Power Apps!

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

Acredito que tenha sido um excelente match, não só de cultura e valores da empresa, mas também pelo período em que estava a passar. Procurava algo que me tirasse um pouco da minha zona de conforto, de projetos básicos e sem inovações, e a Luza foi a chave para conseguir isso, concedendo-me espaço suficiente tanto para crescimento individual, com certificações e estudos, como também com as inovações e tecnologias de ponta que a Microsoft tem posto no mercado. Isto contribui para que o nosso crescimento seja contínuo e para que estejamos sempre atualizados com as novas tecnologias.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

O que mais valorizo na Luza é a hierarquia horizontal, onde todos temos acesso muito fácil uns aos outros, contribuindo assim para um ambiente mais colaborativo e participativo em qualquer decisão, mostrando dessa forma que os nossos pensamentos e opiniões são importantes e levados em consideração. Espero poder crescer e construir uma carreira de facto na Luza contribuindo com excelentes entregas e satisfação do cliente, sendo um bom colega de equipa, sempre disposto a ajudar e ser ajudado, e conhecer também mais de cada colaborador que integra a equipa, fazendo assim um ambiente mais descontraído e leve de se trabalhar.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

A conta para mim é simples, quando trabalhamos no escritório temos que levar em consideração alguns outros fatores que podem acabar por se tornar desgastantes e aborrecidos para os colaboradores, como a deslocação, que pode levar minutos ou horas, caso tenha algum acidente no trânsito, o facto de termos de estar prontos para o trabalho às vezes 2h00 ou 1h30 antes sequer da carga horária começar. Tudo isto são pontos que devem ser levado em conta, mas em contrapartida temos obrigatoriamente que ter responsabilidade e disciplina para podermos lidar com o privilégio e confiança que nos são dados na hora de sermos contratados para trabalho remoto.

Quais as tuas principais funções e competências?

As minhas habilidades principais são relacionadas ao Power Platform como um todo. Sou um programador pleno e analista funcional de Dynamics 365 e Power Platform. Já conto com quase 5 anos de experiência na área, tendo trabalhado com diversos cenários e alguns projetos diferentes, e o que trabalhei e trabalho no dia a dia é Dynamics 365, Dynamics 2013, Visual Studio (WCF's, Plugins, SSRS), Power Automate, Power Apps, Power Pages, SharePoint, Customer Voice, JS, Liquid, e algumas outras tecnologias....

Em que projeto estás envolvido e o que fazes?

Atualmente estou numa realocação de projeto, visto que o projeto anterior com Power Pages foi finalizado. Enquanto isso, procuro melhorias na minha carreira, como novas certificações e cursos das novas tecnologias da Microsoft.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Eu vivo com a minha esposa em Viseu, no momento somos apenas nós os 2 e temos a pretenção de termos connosco um cachorro. No meu tempo livre o que não faltam são hobbies, gosto de jogar jogos eletrónicos, jogos de tabuleiro, futebol, basquete, assistir a desportos, tocar guitarra, ler livros, fazer viagens e manter-me sempre atualizado de filmes e séries. Uma curiosidade sobre mim é que já fui jogador de basquete durante 7 anos, participando de competições nacionais e internacionais.

O que esperas do futuro?

O meu plano de carreira é tornar-me um profissional da Luza cada vez mais capacitado, visando a melhoria individual e de equipa, hard e soft skills, para que possa atingir a minha meta pessoal de ser um coordenador/gestor de equipas de desenvolvimento.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Eu acredito muito que sim! Foi um dos pontos que me fez brilhar os olhos para a Luza, observar como as nossas lideranças veem e constroem a empresa e os seus colaboradores, sempre priorizando a satisfação de todos e a boa entrega ao cliente. Acredito que colaboradores felizes, fazem um cliente feliz, e clientes felizes fazem a empresa feliz.