Equipa 12 fevereiro 2024

Entrevista com Francisco Gouveia

...

Nesta entrevista, vamos conhecer melhor o nosso mais recente Consultor Dynamics 365: Francisco Gouveia!

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

A Luza entrou na minha vida depois de decidir regressar a Portugal após dois anos na Holanda. Quando comecei a procurar emprego e a ter entrevistas, a Luza parecia o local ideal para recomeçar a minha vida em Portugal. Um local de trabalho moderno, com pessoas jovens e um objetivo claro de crescimento no mundo Microsoft.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

Neste momento, o que mais valorizo é a mentalidade moderna, onde estamos a tentar fazer algo novo em Portugal com o apoio do Cronos Group. Trabalhar com clientes do centro-norte da Europa também nos dá novas perspetivas sobre o que podemos fazer de forma inovadora e na vanguarda da tecnologia Microsoft. Quero também contribuir com essa energia para dinamizar a nossa empresa e ajudar os nossos clientes da melhor forma possível, quer como programador quer como bom comunicador.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

Primeiro, o trabalho remoto permite ter um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal, sendo-se também mais responsável pelas tarefas e prazos de entrega. Mas estar com colegas no mesmo escritório também tem algumas vantagens.

Quais as tuas principais funções e competências?

Cheguei como consultor técnico para o Dynamics 365, portanto, a minha experiência vem do desenvolvimento em C# ou JavaScript do CRM dos clientes. Também tenho algum conhecimento funcional que espero poder ajudar na empresa. Além disso, tenho alguma experiência com a Power Platform e Azure, que podem ajudar na integração de serviços externos com o Dataverse.

Em que projeto estás envolvido e o que fazes?

Atualmente, estou a desenvolver as minhas capacidades com o Power BI com a intenção de eventualmente fazer o exame PL 300 da Microsoft. Também estou a trabalhar em alguns processos internos no Dynamics para acelerar algumas atividades, como as férias dos funcionários.

Como correu o processo de integração na Luza?

A integração correu muito bem. A Rita e o Nelson deram-me toda a ajuda que eu precisava para começar com o pé direito na empresa. Também me apresentaram aos meus novos colegas, que tornaram todo o processo muito fácil para me integrar na Luza.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Vivo em Carcavelos, Cascais. Sou uma pessoa que gosta de estar com os amigos e, quando estou em casa, ver desporto ou algum programa de televisão. Na Holanda, como antes em Portugal, fui treinador de futebol juvenil durante cerca de oito anos, mas agora estou em pausa nesse hobby.

O que esperas do futuro?

Espero novos desafios da Luza e dos potenciais clientes, oportunidades para me desenvolver e crescer como programador, como consultor e, principalmente, como profissional individual.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Sem dúvida que sim! Com ótimos Team Buildings como aquele de que já tive o prazer de fazer parte em Viseu (linda cidade), com ajuda tanto da gestão como dos colegas, tentando tirar o melhor de cada um, e penso que é uma das coisas onde a empresa se destaca dos outros ambientes de trabalho.