Equipa 11 julho 2024

Entrevista com Miguel Figueiredo

...

Desta vez convidamos a conhecer melhor o Miguel Figueiredo, um dos nossos fantásticos Consultores Dynamics/Power Platform!

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

A Luza entrou na minha vida através de um amigo que já trabalhava com a equipa. Antes, eu trabalhava numa empresa de média dimensão e sentia a necessidade de um novo desafio para crescer na minha experiência profissional. Ouvi dizer que a Luza era uma equipa jovem e dinâmica, e pensei que seria uma boa oportunidade juntar-me a eles para me tornar um arquiteto de soluções e participar num novo projeto onde pudesse expandir os meus conhecimentos. Tive uma entrevista com a Luza, na qual me apresentaram a empresa e o seu plano para criar uma equipa de programadores de software de alta qualidade, algo que me interessou bastante. Além disso, ofereceram-me a possibilidade de estudar e obter certificações da Microsoft, o que é algo que eu queria para melhorar o meu currículo e as minhas qualificações como consultor.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

O que mais valorizo numa empresa são as pessoas, os projetos e um bom desenvolvimento de software. A Luza atualmente tem tudo isso. As pessoas aqui são incríveis, honestas e estão sempre disponíveis para responder às nossas necessidades, sejam quais forem. Em termos de projetos, juntei-me a um bastante exigente, onde pude testar as minhas competências de programador e arquiteto e aprender novas formas de criar um produto de alta qualidade, com uma boa estrutura de desenvolvimento e código de qualidade.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

Gosto da ideia de não ter a obrigação de ir ao escritório e de ter a flexibilidade de ficar em casa e fazer o meu trabalho. No entanto, também gosto muito de ir ao escritório e encontrar-me com os meus colegas, e a Luza proporciona essa possibilidade. Atualmente, estou em Viseu e a empresa tem um escritório aqui, o que é perfeito para mim, pois posso ficar em casa quando preciso, mas também posso ir ao escritório na maioria das vezes e estar perto dos meus colegas de trabalho, sem ter aquela separação total que o trabalho remoto pode trazer.

Quais as tuas principais funções e competências?

Sou Consultor de Microsoft Dynamics/Power Platform. Sou um programador sénior e forneço soluções aos meus clientes com produtos e serviços relacionados com Microsoft. Também faço desenvolvimento personalizado para os meus clientes, utilizando tecnologias como Javascript, C#, .Net framework, Azure, Azure DevOps, Power Automate, Power Apps, SharePoint, Power Pages e outras tecnologias necessárias para concluir o trabalho.

Em que projeto estás envolvido e o que fazes?

Atualmente, estou envolvido num projeto internacional, onde estou a desenvolver um produto que o meu cliente está a vender aos seus clientes. O objetivo principal deste produto é gerir recursos, folhas de horas e projetos em que o cliente está envolvido.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Vivo numa pequena cidade do distrito de Viseu chamada São Pedro do Sul. Normalmente, vou para o escritório de carro, o que demora cerca de 30 minutos. No meu tempo livre, gosto muito de fazer caminhadas e trail running. Também participo em algumas competições de trail running nas montanhas. Além disso, gosto de trabalhar em projetos paralelos que envolvem outras tecnologias, como React e Python.

O que esperas do futuro?

Espero melhorar a minha carreira e tornar-me um bom arquiteto de soluções, em projetos de escala internacional, onde possa comprometer-me e criar um projeto do zero com uma estrutura boa e escalável, e gerir uma equipa para trabalhar nele.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Pela minha experiência na Luza, posso certamente dizer que sim. Como já mencionei, as pessoas aqui são realmente honestas e preocupam-se com o bem-estar dos seus colaboradores. Estão sempre a dar feedback sobre o trabalho e têm canais abertos para contacto sempre que necessário, o que acho muito útil. Portanto, sim, acredito que a Luza está no caminho certo para cumprir o seu lema de "Happy People".