Os nossos colegas Jorge Carvalho e Andreia Lopes rumaram até ao Algarve para participar no Iberian Technology Summit e adoraram! 😍 Foi uma excelente oportunidade de enriquecer os nossos conhecimentos, de interagir com pessoas incríveis da comunidade Microsoft e também de nos divertirmos juntos. O evento contou com diferentes cursos e um Hackathon de Power Platform no primeiro dia e várias sessões no dia seguinte. Parabéns à organização por uma iniciativa tão inspiradora!
Aqui está o seu testemunho e opinião:
Eu participei no Hackathon durante o dia de sexta-feira. O Hackathon tinha como tema resolver um problema de EGS (Environment, Governance e Social), ao que o meu grupo tentou criar um protótipo de um produto que permitiria a uma empresa privada e que costumasse lidar com alimentos poder anunciar o remanescente de alimentos ao final da semana num Microsoft Portal para que fosse recolhido por alguma associação de caridade. Recorrendo a uma Canvas App era possível categorizar os produtos pelo seu código de barras e criar o respetivo produto numa Model-driven App para que fosse consultado internamente o stock de produtos.
No sábado houve bastantes sessões durante o dia sendo impossível estar em várias ao mesmo tempo, pelo que foi necessário ir escolhendo 1 por hora. Fui às seguintes: Agility Applied within a Citizen Development Environment, AI Builder and Power Automate, Empowering Business Enablers with Power Platform, Microsoft Industry Clouds and the Power Platform, Supercharge your Power Apps e To Flow or Not to Flow.
Foi um evento muito agradável porque deu para rever antigos colegas, conhecer novos profissionais e novas tecnologias. Explorar melhor o mundo do Power Platform e perceber as últimas tendências.
Enquanto o Jorge aplicava o seu conhecimento para a resolução de um problema de EGS, eu participei no workshop “Azure AI in a Day”, liderado por um “veterano” da Microsoft, Brent Dawson. A sessão foi marcada por momentos de diversão, abertura de novos horizontes e muito “hands-on”! O workshop baseava-se em apresentar os vários serviços de Inteligência Artificial (IA/AI) oferecidos pela Microsoft. Para além de conhecermos as várias caraterísticas de cada um, explicado e apresentado com elementos e situações reais, foi possível aplicar e experimentar as mesmas num ambiente trial de Azure, onde foi interessantíssimo vermos em tempo real a execução de vários processos, tratamento e análise de dados e comparação entre os vários modelos inteligentes e a diferença nos resultados que produziam.
O ambiente bem-disposto sentiu também durante a hora de almoço, onde os participantes e o orador do workshop juntaram-se na mesma mesa e partilhamos os conhecimentos e experiências de cada um, revelando “backgrounds” completamente aleatórios, diversos e únicos, criando uma composição de perfis bastante sortida. Muitos estavam a dar o seu primeiro passo no mundo da Microsoft e procuravam descobrir mais e atualizarem-se perante a evidente “digitalização” e aceleração do mundo tecnológico. Não só havia profissionais portugueses, mas também pessoas vindas da Alemanha, Inglaterra, Países Baixos, etc. (o próprio orador era do Canadá!).
O fim dos workshops foi marcado por um breve intervalo, seguido de uma performance de um dueto de rock no terraço do hotel, onde também se encontrava o bar e a piscina para cada participante descontrair e divertir-se depois de quase um dia inteiro de “consumo” (e aplicação) de conhecimento. O momento também era oportuno para praticar um pouco de networking com os restantes participantes e discutir os novos temas apresentados durante o dia. O final da tarde ficou marcada com uma atuação de dois dos organizadores do evento, onde “substituíram” os membros da banda e tocaram uma rendição de uma música que confesso não saber o nome, mas foi incrível e pôs toda a gente a aplaudir e a dançar. À noite, a equipa Luza juntou-se para um jantar informal ao mexicano para partilhar os momentos passados durante o primeiro dia do Summit e terminar a noite de boa forma com uns geladinhos caseiros e genuinamente italianos!
No sábado, houve várias sessões relacionadas com os mais variados tópicos, nomeadamente, aplicação de conhecimentos, questões de segurança e governance, e ainda de desenvolvimento profissional e pessoal. Foram várias ao mesmo tempo, o que levou a uma difícil seleção de quais queríamos verdadeiramente ir sendo cada uma com a duração de 45m/1h. Eu fui às sessões de “Automate your business: start simple, start now!” e a de “10 Tips to create your Internet Web site with Power Pages”, e segui rumo, pois tinha uma viagem de 6h pela frente 😝.
Achei o evento muito interessante e divertido. Era a primeira vez que ouvia falar e penso que o evento ganhava com alguma publicidade. Definitivamente que gostava de voltar a repetir e que nessa vez fosse possível ir toda (ou quase toda) a Luza. São 2 dias dedicados ao conhecimento e à partilha, e para quem já faça parte do mundo Microsoft ou que queira dar os seus primeiros passos, é o evento perfeito para conhecer novas tecnologias e últimas tendências, best practices e conhecer um pouco o mundo do especialista Microsoft.