Melhorar o SharePoint Online passa por aperfeiçoar a funcionalidade, a experiência do utilizador e a integração. Este projeto é um exemplo de inovação e sucesso de colaboração, utilizando ferramentas modernas de desenvolvimento como TypeScript, React, Visual Studio Code, Git Bash e Azure DevOps.
A arquitetura seguiu uma abordagem robusta e multicamada:
Além disso, o Microsoft Graph foi utilizado para interagir com serviços Microsoft 365, facilitando o acesso a perfis de utilizadores, dados de grupos e outros recursos essenciais para a funcionalidade da aplicação.
O projeto envolveu alterações em funcionalidades do front-office. No entanto, como as alterações no back-office necessárias para estas atualizações estavam fora do nosso âmbito, dependíamos de outra equipa para as implementar. Esta dependência provocou alguns atrasos em determinadas tarefas, mas, no geral, a implementação cumpriu o cronograma planeado.
A arquitetura do projeto já estava estabelecida e funcional, garantindo uma integração fluida das novas funcionalidades:
1. Aplicação SPFx:
2. Web API:
3. Base de Dados SQL Server:
4. Integração com Microsoft Graph:
Desafios:
Sucessos:
Ferramentas e Fluxo de Trabalho de Desenvolvimento:
O sucesso do projeto demonstra o poder de uma arquitetura bem estruturada e multicamada, combinada com práticas modernas de desenvolvimento. Apesar dos desafios, a colaboração eficaz da equipa e a adesão a metodologias ágeis garantiram que o projeto se mantivesse dentro do planeado. Esta implementação ilustra como o SharePoint Online, integrado com sistemas robustos de back-end e Microsoft Graph, pode proporcionar uma experiência de utilizador perfeita..
por Cláudia Costa, Senior Consultant na Luza